A TECNOLOGIA DIGITAL
Atualmente almeja-se uma mudança de paradigma para a educaçao, é necessário ser crítico e cuidadoso neste processo de uso da informática.Ela por si só nao garante esta mudança, e muitas vezes se pode ser enganado pelo visual atrativo dos recursos tecnológicos que sao oferecidos, mas os quais simplesmente reforçam as mesmas caracteristicas do modelo de escola que privilegia a transmissao do conhecimento.
Uma cultura tecnológica de base também é necessária para pensar as relaçoes entre a evoluçao dos instrumentos ( informática e mídia ) as competencias intelectuais e a relaçao com o saber que a escola pretende formar.
Pelo menos sob esse angulo, as tecnologias novas nao poderiam ser indiferentes a nenhum professor, por modificarem as maneiras de viver,de se informar,trabalhar e de pensar. Nao existe receitas para utilizar as tecnologias na educaçao, existe a necessidade da construçao de conceitos já estabelecidos.Reconstruindo-se em práticas pedagógicas que levem o educador e seus educandos a mudanças de postura no ato de aprender e de ensinar, formando assim uma comunidade de aprendizagem.O professor deve planejar suas aulas de uma maneira prazerosa para seus alunos, introduzindo as tecnologias digitais como uma forma de recurso e instrumento pedagógico,sendo mediador do processo de ensino/aprendizagem.
( Entrevista publicada na revista Atividadesx Experiencias de Grupos positivo, jlho de 2005)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário